Vários Artistas - 100 Anos de Dalva de Oliveira (Ao Vivo) [Álbum] [iTunes Match]
NOTAS DOS EDITORES
O centenário da cantora Dalva de Oliveira, celebrado em 2017, foi o mote para a criação de um espetáculo musical que agora ganha lançamento em CD duplo e nas plataformas digitas, via Biscoito Fino. Com idealização e produção de Thiago Marques Luiz, “Dalva de Oliveira – 100 anos, ao vivo” reuniu um elenco de artistas de várias gerações e estilos musicais, em duas noites: em São Paulo, no Teatro J. Safra, e no Imperator, no Rio de Janeiro.
Dona de uma voz poderosa, cuja extensão ia do contralto ao soprano, Dalva de Oliveira foi estrela máxima da Era de Ouro do Rádio. Nascida em Rio Claro (SP), filha de pai carpinteiro e mãe portuguesa, mudou-se com a família de origem humilde para o Rio de Janeiro aos 18 anos, para tornar-se umas das mais cultuadas cantoras da música brasileira. “A Dalva teve importância fundamental pra formação de toda uma geração de cantoras, incluindo a de Angela Maria, que mais tarde influenciou Elis Regina, Maria Bethânia, Alcione e tantas outras. É um dos primeiros ícones femininos da música brasileira”, pontua Thiago.
Os roteiros dos espetáculos levam a assinatura de Ricardo Cravo Albin, pesquisador da música brasileira e grande fã de Dalva, que a define como “uma rainha das dores e das alegrias do povo”. A ideia era produzir dois shows, mas quando os realizadores se deram conta de que seriam encontros históricos, decidiram grava-los.
Com elencos diferenciados no Rio e em São Paulo, o projeto promoveu o encontro de várias gerações. “A grande intenção foi mostrar que o repertório da Dalva é clássico e se ajusta a qualquer época, qualquer estilo. Foi muito importante reunir Angela Maria, Claudette Soares, Alaíde Costa e Leny Andrade, que são ícones, cantoras emblemáticas que conheceram e conviveram com a Dalva, com toda uma nova geração de vozes que estão acontecendo na música brasileira de hoje, como Filipe Catto, Julia Vargas, Ayrton Montarroyos, Xênia França e as meninas das Bahias e a Cozinha Mineira (Assussena e Raquel Virgínia)”, celebra Thiago Marques Luiz.
A lista de clássicos é extensa e inclui “Neste mesmo lugar”, “Segredo”, “Bandeira Branca”, “Ave Maria do Morro”, “Que será”, entre outros. O CD duplo que registra as noites em homenagem a Dalva de Oliveira é dedicado à cantora Célia, interprete de “Mentira de Amor”, que fez sua última gravação nesta apresentação.
Gênero(s): MPB, Music
Lançado: 9 de mar, 2018
Tracklist: Store
MP3 320 Kbps | iTunes Match | Faixa a Faixa
Post a Comment